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 Dream Master - Famicom

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filipe prevot
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MensagemAssunto: Dream Master - Famicom    Qui 20 Jun - 19:39

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Paz e harmonia no reino de Oltaria chegou ao fim quando um velho mal conhecido como o Black Master aproveita a alma da filha jovem e bonita Rei Akinas. O sixteen-year-old princesa (quem você chegar ao nome) é arrastado para o sonho Preto, um mundo de pesadelos criados pelo feiticeiro malvado. Profundamente luto pela má sorte de sua única filha (um sono sem fim destinada a terminar em morte), o rei reúne os melhores mestres "sonho" de todo o país: assistentes com nomes engraçados como Krikka Jaja e que são capazes de ir a fundo na alma das pessoas para trazer-lhes a paz. No entanto, de todos os mestres dos sonhos que tentam salvar a princesa, ninguém é capaz de retornar. Como a jovem pupila do mais poderoso mestre sonho do reino, o "mugenroushi" (o Sábio dos Sonhos), muito velho e fraco para lidar com o problema a si mesmo, você é a última esperança para se aventurar no sonho preto e salvar a princesa , derrotar o Black Master e trazer de volta os outros mestres mantidos prisioneiros no mundo do pesadelo.
 
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Embora à primeira vista Dream Master poderia simplesmente ser classificado como um JRPG, a sua jogabilidade é de fato bastante atípico e apresenta quebra-cabeças, aventura e elementos de ação. Como foi explicado nos capítulos iniciais, o Sábio de si mesmo Sonhos, quartos no mundo do pesadelo são engolidos por uma névoa mágica, de modo que você não pode ver as paredes, itens ou inimigos que habitam o sonho Preto. Estas masmorras cegos consistem principalmente de áreas única tela vistos de cima, cujos azulejos revelar como você anda neles; esbarrando em paredes consome pontos de energia, mas não há maneira de determinar se a peça que você vai descobrir conterá uma parede ou não, por isso é uma questão de sorte na maioria das vezes (há casos em que você pode assumir o quarto tem algum tipo de simetria, que você pode explorar para manter colisões ao mínimo). Nem todos os quartos estão completamente coberta pela névoa escura, e caixas do tesouro são geralmente bem visível, uma vez que eles emanam uma luz pulsante sob a névoa. Monstros são completamente escondidos, mas a sua presença é sinalizada dentro de 2-3 blocos por um barulho ("gasagasa") do som, e às vezes a sua posição real é revelada por um sprite de curta duração de uma pequena chama. Monstros realmente se movimentar por isso pode ser difícil evitá-los completamente (não que você realmente tente fazer isso). De igual modo, os colectores (do tipo armadilha) estão assinaladas por um som de sopro ("hyuuhyuu"). Espalhados por todo os quartos no mundo dos sonhos são vários itens, incluindo chaves da porta, poções e itens especiais de combate, mas seu inventário limitado permitirá que você carregue apenas oito objetos ao mesmo tempo. Felizmente, você tem a opção de soltar itens e recuperá-los mais tarde em caso de necessidade. Alguns dos itens encontrados nas dungeons são necessários para que a história se desenrolar e são necessárias para vários enigmas do tipo de inventário.
 
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O elemento de quebra-cabeça é, de fato, bastante forte em Dream Master . Cada nível tem uma série de puzzles para resolver, e estes variam de itens de estoque simples de ser usado corretamente, para um pouco mais complicado por senha, como enigmas de abertura de portas que vão deixar você coçando a cabeça mais de uma vez. Alguns desses quebra-cabeças são skippable em que você é livre para aceitar tomar algum dano no lugar de evitar alguma armadilha, mas na maioria das vezes ou é totalmente inconveniente ou simplesmente impossível. Além disso, passagens secretas são freqüentemente encontrados e todos eles são necessários para o progresso do jogo, você também vai ter que encontrá-los rapidamente antes que as chamas ardentes do inferno consumi-lo. Acompanhando estas peças de quebra-cabeça, a estratégia também desempenha um papel. Como a maioria dos estágios são bastante curto, composto por alguns inimigos e um punhado de salas, você tem que pisar com cuidado para evitar entrar nas áreas difíceis muito cedo e sem equipamento adequado. Os itens que você mantenha e aqueles que você gota, onde e quando, deve ser cuidadosamente pensado mais, especialmente nos níveis mais avançados.
 
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O sistema de combate também se diferencia um pouco. Em primeiro lugar, uma vez que os inimigos se manifestam através de sons, encontros são semi-aleatório e evitáveis ​​até certo ponto. Além disso, existe apenas um número limitado de monstro para cada mapa e não reaparecer. Nível de moagem é assim não-existente, bem como o número limitado de encontros naturalmente cria um tampão de experiência para o jogador. Experiência é medido em "waza" (técnica) pontos, enquanto que a saúde é medido em pontos "ener". Uma classe "para cima", o que aumenta os únicos dois atributos disponíveis (força e defesa), é possível depois de uma quantidade pré-determinada e claramente mostrado de waza foi atingido. As batalhas são em uma perspectiva de terceira pessoa vista de trás dos ombros do personagem principal, para que você possa ver o inimigo face-to-face. Os inimigos vão desde os vossos animais típicos de RPG (zumbis, piratas, cavaleiros, peixe elétrico, etc), para as criaturas totalmente estranhas, como um jack-in-the-box vinculando suas pernas e um enorme crucifixo queima xingando você com caveiras voadoras. Monstros sempre lutar sozinho e ter sprites estáticos, geralmente voltando-se para uma cor piscando quando eles atacam. Por outro lado, o jogador está totalmente animado para cada ação disponível.
 
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O combate é baseado em turnos, e você pode decidir se vai fugir ou ir para um "limitado" ou encargo ataque simples. Enquanto ataques simples ter uma taxa de acerto equilibrado, ataques restritos causam menos danos, mas também absorvem mais do inimigo. Da mesma forma, os encargos lidar muito mais danos, mas tem uma taxa de acerto muito mais baixo e deixá-lo aberto a um ataque posterior do outro lado. Cada batalha é dado um aparentemente aleatória "sorte" atributo, que varia de sucesso, esquivar e fugir proporções. Por exemplo, você pode querer atacar com ataques limitados se as estatísticas sorte são baixos, ao passo que os custos serão altamente eficaz se a sorte está do seu lado. Dito isto, eu me importei pessoalmente sobre estatísticas sorte só muito mais tarde no jogo, e mesmo assim, conseguiu chegar ao fim quase sem dor. Ataques exigem que você indicar uma parte específica do corpo para bater. Como tal, cada monstro tem um ponto fraco que pode ser revelado através de um comando de "pesquisa", juntamente com a sua saúde, o poder de ataque atual e defesa. A verdadeira diversão, no entanto, vem de vários itens de combate que podem ser recolhidos nas masmorras. A maioria deles são de natureza mágica, e mesmo se eles não causam mais dano que uma espada de ataque direto ou chicote, eles fazem as lutas muito mais dinâmico e interessante para assistir. A pedra do dragão, por exemplo, vai transformá-lo em um pouco, dragão cuspidor de fogo, enquanto usando uma lâmpada misteriosa você vai ser capaz de invocar o gênio conhecido para lutar ao lado e lançar chamas no inimigo. Da mesma forma, os monstros vão jogar ambos os ataques diretos e especial para você, com o último acionamento de um sistema de reação, onde você tem a chance de se esquivar o ataque rapidamente se movendo em uma direção. A taxa de sucesso está fora de seu controle, mas as batalhas vir a ser mais atraente com este sistema de combate híbrido.
 
 
 
 
 
 
 
A menos que você está trazendo um "jar vida" junto (um item especial de agir como uma vida extra quando você está derrotado durante o combate), a morte é permanente. Quando isso acontece, você é levado de volta para o mundo real, o Sábio dos Sonhos, que está sempre cuidando de seu corpo adormecido. Você perderá todos os seus itens e experiência adquirida no mundo dos sonhos, e você tem que reiniciar o nível desde o início. No entanto, este tipo de pena não é punir muito, uma vez que os níveis são bastante curtos, em média e tornando o jogo restorable no meio de um sonho, provavelmente, torná-lo muito fácil de bater. Progresso é salvo por meio de senhas simples chamada "dreamwords", que são dadas pela mugenroushi no final de cada nível. Como não há experiência ou itens para se preocupam no mundo real, as senhas são simples, de quatro sílabas palavras do dicionário, precedidos pelos nomes de seus dois personagens. Esta simples set-up faz com que os dreamwords sentir como magias usadas pelo sábio para mover sua alma para sonhos específicos, o que ajuda a puxá-lo para a atmosfera do ambiente do jogo.
 
Dream Master é dividido em sete capítulos, cada um correspondendo a um novo sonho e que vem com seu próprio título (como o "Imperador do Magic Castle"); estes capítulos consistem geralmente em uma nova aldeia para visitar e um ou mais chefes de destruir. No início de cada sonho, o Black Master é bom o suficiente para informá-lo dos vários animais que você vai encontrar. Você também terá a oportunidade de conhecer os mestres dos sonhos anteriores, que ainda estão presos no sonho Preto, que às vezes vão unir forças com você, eles vão lutar junto com você, mas você não terá qualquer controle sobre suas ações durante o combate. Finalmente, cada nível contém uma sala especial que representa uma quebra no pesadelo com a mão do Sábio dos Sonhos, que vai revitalizar você e aumentar a sua saúde máxima, embora apenas uma vez por sonho. Decidir quando visitar esta primavera de saúde faz parte da estratégia de bater o nível. Os capítulos do jogo alguns são bastante curtos, tendo, em média, menos de uma hora cada para completar, e para fazer uma experiência extraordinariamente leve, especialmente no que diz respeito a outros RPGs da época.
 
 
 
 
Múmia
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Onde Dream Master realmente brilha, porém, é em suas ilustrações surpreendentes. Adicionado a isso é o fato de que quase sempre há algo acontecendo na tela: quase todas as telas tem algum evento associado a ele, eo jogo encontra constantemente maneiras de mostrar alguns desenhos bonitos, atuando tanto como cutscenes, descrição do item, diálogos NPC, e assim por diante. Há um ponto em que você vai entrar um caixão e ser transportado para o castelo por um morcego, e outro onde você vai estar testemunhando o mal Lamia sugar a juventude de um sujeito azarado. Ou você vai zarpar, mergulhar no azul e saltar ao redor com seu companheiro macaco. Considerando o jogo dura apenas algumas horas, não há muita diversão para ser tido. Mas isso não vem sem suas deficiências. Os próprios dungeons não são muito variadas, com quase todos os níveis que você precise encontrar e equipar a poderosa arma da área e abrir alguma porta para enfrentar o chefe, depois de ter explorado todo o lado. O jogo não é excessivamente linear, uma vez que muitas vezes você vai ser capaz de explorar quartos e descobrir tesouros livremente na ordem de sua preferência, para fazer uma experiência diferente, dependendo de suas escolhas (ir para um inimigo poderoso, sem ter encontrado a forte espada, em vez muda as coisas!). Isso confere uma quantidade razoável de longevidade ao jogo. Além disso, a maioria dos quebra-cabeças são imediatos e todos os tipos de dicas são fornecidos mesmo quando não parece necessário. The Black próprio Mestre, muitas vezes, estar lá para ajudá-lo de uma forma zombeteira ("Uhuhuh ... Você nunca vai fazer isso sem este item!"), E surpreendentemente recompensá-lo, aumentando sua saúde como você fazer algum progresso na mapa sem esbarrar em paredes. O jogo consegue manter uma certa dificuldade de equilíbrio durante os poucos níveis. Nos níveis mais avançados, os inimigos duramente atingida, mas você também tem mais pontos de energia e armas poderosas, fazendo coisas igualmente equilibrada. Exceto, talvez, para os dois últimos níveis, o jogo é bastante descontraído e não apresentam grandes dificuldades para a maioria dos gamers.
 
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Após Kaijuu Monogatari e Juvei da Quest , Dream Master foi até muito recentemente o terceiro e último trabalho de desenvolvedores Aniversário a ser publicado pela Namco (as coisas mudaram em 2011 com o DS lançamento Cocoro não Cocoron ). Em comparação com os títulos anteriores (em vez de hardcore), o jogo apresenta um sistema refrescante luz que os jogadores japoneses usado para se referir como "Game Reserve RPG", e que contribuiu para tornar o jogo muito popular. Apesar de ter apenas lançado no Japão, recentemente, um patch de Inglês completo foi disponibilizado pela romhacker aishsha (obtê-lo aqui ). É provavelmente um dos poucos RPGs híbridos da época com um grau de longevidade para que, se você tem meia hora livre, você pode simplesmente saltar para o sonho de sua preferência e enfrentar masmorras em uma ordem diferente ou tentar alguns novos itens em combate. Dream Master é uma alternativa refrescante para a biblioteca RPG rotina pesada dos consoles de 8 bits, e embora você quase brisa através dele na primeira jogada, você vai ficar feliz em visitá-lo mais uma vez de vez em quando .
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Talvez valha a pena também mencionar, Dream Master para o Famicom não deve ser confundido com Little Nemo: The Dream Master para o NES, que no Japão foi chamado Pijama herói Nero (パジャマヒーローNEMO).


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