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 Gravando jogos em cartuchos

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filipe prevot
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MensagemAssunto: Gravando jogos em cartuchos   Ter 15 Maio - 11:02

Parte 1

Introdução:

Primeiramente se você esta acostumado com flash cards de DS ou GBA, ou com PSPs desbloqueados em que e soh baixar o jogo da net e colocar no cartão de memoria, já vou avisando que o conceito aqui e muito diferente e muito mais complexo, exige conhecimentos de eletronica ( nada muito avançado, mas o minimo nescessario) alem de conhecimentos programação de Eproms ( vc pode aprender muito disso aqui mesmo), alem disso e nescessario um certo material especifico, que não é o tipo de coisa que vc ou seu pai tenha no armario de ferramentas ( a menos que trabalhe no ramo), por isso se deseja fazer isso apenas pro hoby prepare se para gastar bastante com acessorios e ferramentas

O conteudo deste tutorial reune varios artigos encontrados na net, alem de muita coisa desenvolvida por mim, todos os creditos e sites de referencia seram sitados durante o tutorial ou no final dele.

Perguntas provaveis

Como funciona essa coisa?
Basicamente o que vamos fazer e trocar o “chip” (Maskrom e Eproms) das fitas, por ex. vc tem um jogo do Sonic para o mega drive, e quer um jogo do Alex kid, o que vc vai fazer tirar o chip do sonic fora e colocar um do Alex Kid

Legal, parece facil mas, onde que vou achar um chip do alex kid pra colocar na minha fita do sonic?
Bom... vc não acha, vc o faz! Ou melhor vc o grava, o que sera feito é, pegar uma Eprom zerada e nela gravar o jogo que vc quiser, sendo que o jogo e uma rom qualquer da net, em outras palavras vc baixa o jogo desejado da net (em forma de rom) e depois de um certo processo vc a grava numa eprom, e posteriormente vc substitui a eprom de um jogo que naum deseja mais, por essa eprom nova

Nossa!!!! mas me diz e se depois eu enjoar desse jogo que gravei, posso gravar uma outra eprom e trocar novamente?
Sim! Na verdade vamos ensinar como fazer “quase que um flash card”, soh que ele soh suporta um jogo de cada vez ( na verdade uma rom, se a rom tiver varios jogos tanto melhor) , vc podera colocar um socket o que facilita a substituição das eproms ai vc pode ter varios chips gravados e a apenas uma fita e quando quiser trocar de jogo e soh trocar de eprom, mas.. se vc não tiver varias eproms, ou naum tiver muito a fim de gastar uma grava preta com varios chips, pode comprar apenas uma eprom e ela pode ser apagada e regravada quantas vezes quiser

Muito show!!! e eu posso gravar o jogo que eu quiser?? qualquer um???
Sim e Não! Um dos fatores depende do console, existe certas limitaçoes logicas que veremos no decorrer do tutorial, mas apenas um exemplo para esclarecer, o jogo Star Fox do Snes usa um chip ( acelerador grafico) chamado FX, e ele precisa desse chip para funcionar, se vc gravar em uma eprom o jogo Star Fox e colocar ele numa fita do Lion King por ex. Obviamente o jogo não vai funcionar, pq o lion king naum tem o Chip FX, agora se vc pegar o jogo Stunt Race para instalar a eprom do Star fox, ai o star fox pode funcionar, pq o Stunt race tb tem o chipFX,o mesmo acontece com varios outros jogos, do Snes ( Snes e Nes são os mais complicados na verdade) como mario kart que usa DSP-1, megaman X2 que usa CX etc... para gravar esses jogos sera nescessario ter um fita que tenha esses chips, caso contrario eles não funcionaram, para frente vamos ver a lista de compatibilidade e qual chip e nescessario para cada jogo

Legal, to começando a entender mas, tenho uma duvida, vc ta falando de “Eprom” e eu naum sei o que é isso

Basicamente, eprom e um “Chip” muito similar a aquele que vc ve na fita quando abre a carcaça dela, existem varios modelos de eproms (veremos no proximo topico) e infelizmente naum tem como usar uma eprom soh para tudo e qualquer coisa, cada video game usa uma eprom diferente do outro, mas existem adaptações que veremos no decorrer do tutorial

Entaum.....
vamos lah Mãos a massa


Conhecendo as Eproms
Serão as eproms que iram receber os jogos que escolhermos, uma eprom nada mais é do que uma memoria, originalmente o chip que esta instalado na sua fita e uma ROM e não uma EPROM a diferença entre as duas e que, a ROM ( não confundir com rom de jogo) e uma memoria que não se pode deletar ou regravar, uma vez gravada a memoria ROM tera sempre o seu conteudo ali instalado e não podera ser substituido. O significado da palavra ROM é Read Only Memory - (Memória Apenas de Leitura) , e da EPROM é Erasable and Programable ROM - um tipo de ROM apagável e programável.


Memórias EPROM se subdividem em UVEPROM e EEPROM.
As UVEPROM - Ultra Violet Erasable and Programable ROM ( que usaremos) tem uma janela que em contato com a luz ultra violeta deleta o seu conteudo interno, por isso são muito mais praticas que as ROMs, caso vc grave por engano ou caso o jogo não funcione vc pode deletar o conteudo delas e gravar novamente
As EEPROM - Electrically Erasable and Programable ROM São apagaveis eletricamentes
Existem outros tipos que não nos interessa, caso queira se aprofundar mais no assunto, e soh correr atras e pesquisar

Cada video game ( que usa fita logicamente) usa um determinado tipo de ROM, e consequentemente cada um usara um tipo de Eprom tambem, conforme eu for explicado o procedimento para cada consoles, irei expecificando qual eprom usar em cada um

Gravador de Eprom

Bom agora que ja sabemos o que é uma Eprom, vamos ver qual e o equipamento usado para gravarmos dados nela.
Eu particularmente uso um gravador universal chamado willem programmer, mas na internet existem varios esquemas para vc mesmo montar seu gravador de Eprom, porem normalemente eles são especificos, por ex. Vc monta um gravador de 24XX, ele vai gravar mas... basicamente soh esse tipo de Eprom, pode ate ter mais compatibilidade com mais um ou dois modelos mas.... jamais vai gravar todo e qualquer modelo, quem quiser montar por ex um gravador de 24xx e 93xx aki tem um esquema:
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Já vou avisando que esse modelo de gravador é inutil para nos, vale a pena ver o artigo a titulo de aprendizando e se vc tiver uma tv de lcd com problema de Eprom ( com esse gravador vc pode regravar as Eproms que a maioria das tvs de LCD usa por ex.)



link da img caso nao apareça: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

o modelo que eu uso e recomendo é muito parecido com o da foto acima, o bom e que vc pode gravar varios tipos de Eproms com um desses, basta usar uns adaptadores, recomento plenamente esse gravador, vc pode achar facil em lojas especializadas e no mercado livre,
como existem varios modelos de eprom muitos tem um numero de pernas distintas, por ex. 27C322 ( usado no mega drive) tem 42 pinos, e no gravador universal vc não tera como encaizar essa eprom,taum logo vc ira precisar de um adaptador para Eprom de 42 pinos, assim sucessivamente, ou seja, vc vai precisar de varios adaptadores para poder gravar os mais variados tipos de Eproms se assim desejar, mas caso queira gravar soh jogos para o mega drive por ex. Soh vai precisar de um adaptador de 42 pinos e nada mais ( Master, Atari, Nes e mais alguns sistemas não precisam de adaptadores o socket do proprio gravador pode servir)

Software
Eu iria falar dele neste momento mas...
acho que e melhor falar sobre o uso do programa no decorrer da explicação para cada modelos de fita utilizada ( na verdade vou explicar um ou dois e o resto vcs se viram rs...)


Construindo a Fita reprogramavel

alguns materiais serão indispensaveis, outros irei solicitando conforme for mostrando o esquema de cada fita, os materiais utilizados são:

- 1 . computador com porta LPT , a porta tem de ser real , não pode ser adaptador usb nem pci, não vale a pena perderem tempo se não tiverem um PC com porta paralela.

-2. Programador “ willem programmer “ ( recomendo) com adaptador referente a Eprom que vc vai usar, ou algum outro gravador de Eprom que funcione na sua eprom desejada

-3. Eproms ( virgens)

-4. Multímetro

-5.Ferro de soldar e sugador de solda ou malha de cobre para absorver a solda.

-6.apagador de eprom UV-C para poder apagar as eproms,

-7. Socket correspondete a Eprom utilizada ( apenas caso queira fazer uma fita em que vai trocar de jogo mais de uma vez, caso queria fazer um jogo fixo, onde naum vai mais alteralo, naum e nescessario esse socket)

-8. Um Cartucho “fita” do video game que ira fazer
O povo não deveria temer o seu governo, o governo que deveria temer o seu povo


Parte 2


Construindo um Cartucho Regravavel do Mega Drive

O primeiro cartucho que eu construi foi o do Mega Drive a satisfação foi tão grande que resolvir fazer para outros consoles, o principio de funcionamento e sempre o mesmo para todos, embora alguns sejam mais complicados como o nes e o snes, exitem tb os que são mais faceis como o Master, fazendo este do mega vc praticamente já vai saber fazer de quase todos os de mais

Material Especifico para Mega Drive
1.Eprom 27c322 , a mais comum e barata é de 4megas
2.Adaptador de 42 pinos para Willem Programmer
3.Um Cartucho “fita” da mega drive , de preferência sem memoria para save games pois estes não são compatíveis com todos os jogos, por outro lado tem a vantagem de dar para guardar as partidas. ATENÇÂO o jogo original não vai funcionar mais.

temos de abrir o cartucho e dessoldar a "Eprom" ( na verdade uma rom) original para soldar o socket de 42 pinos para podermos retirar a eprom 27C322 cada vez que a quisermos apagar.




Depois de soldado temos de verificar os seguintes pontos com o multímetro para saber se dão passagem ou não , vermelho com vermelho azul com azul e verde com verde , se não derem passagem tem de se soldar uns fios de modo a fazerem a ligação entre os pontos . As ligações devem ser feitas pela parte de traz do cartucho .
Existem muitos tipos de cartuchos diferentes, alguns só precisão da ponte da bolinha verde, outros de todas, isso varia consoante o tipo de eprom ( tamanho em KB) que o cartucho traz, eu usei um cartucho do sonic , que precisa de todas as ligações ( a primeira foto e apenas para mostrar o chip ser retirado, não se trata do sonic usado nas demais fotos do tutorial)



Falta ainda 2 verificações nas costas do cartucho.
Aqui é ao contrario, se der passagem temos de cortar essa ligação.
Verificar vermelho com vermelho, azul com azul,
- cortar as ligações com um x-acto no circuito e testar com o multímetro ate não dar mais passagem, na imagem tem duas setinhas onde eu fiz os cortes.
Vc deve estar se perguntando o pq estamos cortando ligaçoes e fazendo junpers ( pontes de fios) a explicação e simples, embora a Eprom que estamos colocando seja muito similar a original, ela naum é identica e se comporta de forma diferente, na verdade sua fabricação e um pouco diferente uma vez que as insdustrias de games não usam um gravador de Eprom, e os demais materiais que estamos usando, por ex, digamos que a entrada de energia no chip original e no segundo pino ( mero ex. Na verdade não é no segundo pino) para essa nossa eprom gravada a entrada de energia e no 3 pino, isso que dizer que precisamos cortar a energia que entra no pino 2 e fazer um jumper ate o pino 3 ( mais uma vez isso e um mero ex.) são poucas as modificaçoes nescessaria, em sua maior parte ela funciona exatamente igual a original mas... uma coisa ou outra eventuamente sera nescessario, por esse motivo que tem alguns corte e alguns jumpers na placa

Agora sempre que desejado e soh encaixar a Eprom no socket e quando quiser mudar de jogo soh retirar do socket e apagar com apagador de eproms e regravar um jogo novo

Programar as eproms com as roms.
Existem algumas coisas a ter em conta, devemos testar as roms num emulador para saber se funcionam , e sobre tudo se funciona na nossa região , pois se forem Europeias podem não funcionar no Brasil ou no Japão, algumas dão para alterar outras tem um software próprio que não permitem essa alteração, podem tentar no entanto com o ucon64 fazer isso .
As roms tem de estar no formato .bin e não .SMD , se tiverem em smd tem de ser convertidas, existem muitos utilitário para isso .
E por fim devem verificar se tem erros checksum, podem usar o ucon64 para corrigir este erros.
Ok, então vamos a isto , ligar o programador no PC arrancar com o programa ,



Seleccionar no Device a eprom 27c322 , ATENÇÂO o programador deve ter os jumpers configurados para esta eprom. ( são os switches que estão a azul na imagem)
De seguida fazer , File, Load , a rom pretendida , depois de clicar no separador no fundo que diz Buffer, como mostra a imagem .



Dar um clic na opção Action e Swap BYTE ,(que vai inverter algumas letras), e por fim mandar gravar o ficheiro para a eproms ( opção do chip com o raio em cima) , estando o processo concluído instala-se a eprom no cartucho e toca a desfrutar das horas perdidas a fazer este trabalho todo.
As EPROMs podem ser apagada e voltadas a gravar as vezes que quisermos, demora é cerca de 20 minutos .

( Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] o tutorial foi modificado do original em algumas partes)

O processo para gravação e praticamente o mesmo em todos os demais modelos de consoles, mas um em especial se destaca o NES, falarei mais dele para frete, agora apenas vou explicar que a memoria do NES e dividida normalmente em duas partes ( imagem e audio) logo e nescessario sempre duas Eproms para ele, e mesmo assim existe uma limitação muito grande de compatibilidade de jogos no nes, isso devido a seus mappers ( quando for falar especialmente do nes explico melhor) ou seja... se vc pega um jogo do mario tira a eprom e regrava uma outra eprom com o jogo do megaman, as chances de não funcionar são gigantescas ( tudo sera explicado detalhadamente mais a frente)

Parte 3

Construindo um Cartucho Regravavel do Master System

Bom tendo como base o cartucho do mega drive os demais ficam faceis, para provar isso vamos fazer agora uma versão do cartmod no master que é uma das mais faceis

Material Especifico para Master System
1.Eprom 27c256
2.Um Cartucho “fita” da Master System , de preferência sem memoria para save games pois estes não são compatíveis com todos os jogos, por outro lado tem a vantagem de dar para guardar as partidas. ATENÇÂO o jogo original não vai funcionar mais.



Processo extremamente igual ao do mega, estamos vendo a eprom, vamos tirar ela fora usando o sugador de solda, e a fita ficara assim


ai e soh pegar o socket e soldar na placa, eu naum tinha nenhum socket de 28 pinos ( que é o usado no Master) por isso peguei um de 40 pinos e cortei umas pernas fora como na foto.

No final a fita ficara dessa forma


Mais uma vez escolha uma rom desejada, teste ela no emulador, depois converta ela da mesma forma que fez com o jogo do mega drive ( duvidas vide a parte 2 detes tutorial), e grave ela na sua Eprom, depois e soh encaixar a Eprom no socket


Perceba que uma parte do socket esta vazia, nem preciso explicar o pq ne? E a perte inutilizada,akela que cortei os pinos fora

lebram que eu falei que o sockete naum era 100% escencial? Pois bem..... digamos que vc tenha um jogo lixo do master e sempre sonhou em ter um jogo Show de bola pro master, como o Street Fighter 2 por ex.( huahua) E vc não tera interesse em ficar trocando de Eprom ou ficar regravando ela,o quev quer e uma fita permanente,entaum vc pode soldar a eprom gravada direto na placa ficando assim


não muda muita coisa, vc apenas soldou a Eprom direto na placa, o legal do master e que vc não precisa ficar fazendo Jumper nem corte nem nada ( na verdade pode ser nescessario fazer cortes ou jumpers, mas para frente eu posto um tutorial avançado sobre isso) e tem 95% de compatibilade com a biblioteca de jogos, pronto mais um cartucho regravavel montado e funcionando

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Parte 4

Gravando um Jogo de SNES

19/08/2011

Ola a todos
Como podem perceber fiquei um bom tempo sem atualizar este tutorial, é que o tempo anda curto, e o negocio aqui também não dos mais simples, e acho que não ouve “akele” interesse por parte da maioria aqui, mas atendendo alguns pedidos vou colocar uma nova parte do tutorial, o que me assusta um pouco, porque a cada dia que passa vejo mais reproduções sendo vendidas no mercado livre como originais, não acho errado cara vender reproduções, eu particularmente não faço isso por falta de tempo, mas...ai vende-las como sendo original acho uma tremenda sacanagem, mas... faz parte... fazer o que ?
Hoje vou dar uma pequena explicação a respeito de cartuchos de Snes.

Basicamente ( BEM basicamente mesmo) os cartuchos de Snes se dividem de 3 formas:
Low Rom
Hight Rom
Special Chips

Low Rom são cartuchos com baixa memória, normalmente os jogos mais simplesinhos exemplos: Turrican, Megaman 7, etc...

Hi Rom são cartuchos com uma memória alta, normalmente os mais complexos exemplos: Rockman e Forte, Illusion of Gaia

Special Chips podem ser jogos simples ou complexos, porem ele exigem um chip especial na placa do cartucho para funcionar, exemplos: Top Gear 3000, Megaman X2, etc...

Bom a regra e simples se vc quer um jogo low ROM, vc precisa de uma placa low ROM para gravar ele, se vc quer um cartucho Hi ROM vc precisara de uma placa de cartucho Hi ROM, e se vc quer um cartucho que use um chip especial, vc precisara de uma placa de cartucho que tenha esse chip especial

Ex.
Você quer um Star Fox 2, primeira coisa que vc tem que saber é que tipo de jogo ele é, e para isso recomendo fortemente o [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] tem tudo nele? Não!!! Mas tem muita coisa para te ajudar, para o que não tiver nele, ainda temos o Google bigsmile

Bom, assim ficamos sabendo que o Star Fox 2 usa um chip especial, um tal de FX-2 ( não confundam com FX) logo precisamos de um cartucho doador que tenha esse FX-2 na placa, para sabe saber que cartucho pode ser doador novamente consultamos o snescentral e o Google, e dessa forma encontramos: Doom , Stunt Race, e Winter Gold

Qualquer um pode servir mas... cada um tem uma particularidade, Doom e fácil e barato de se encontrar mas naum tem bateria para save ( apesar que nesse caso ele soh salva os records do jogo, eu acho isso dispensável) Stunt Race tem bateria, porem o FX dele é 1.5 na verdade, e o suficiente para rodar o jogo, mas... da uns lag de vez em quando, e Winter Gold que tem um verdadeiro FX2 assim como o Doom, e ainda por cima em bateria hypnotized mas.... ( sempre tem um mas) esse cartucho existe apenas na versão PAL brokenheart, ahh quem naum se importe com isso.... para esses esse jogo e o mais indicado

Feito isso, vc já analisou se é fácil encontrar o cartucho doador e se vale a pena construir o cartucho desejável vamos partir para o restante, agora vc precisara da ROM do jogo, ( parte mais fácil) depois de ter a ROM, aconcelho fortemente a testa-la antes em algum emulador, testado e funcionando vamos gravar ela...

Agora é que o bixo começa a pegar
Vc precisa estudar cada caso em 80% dos jogos do snes ele usa uma eprom de 8bits, porem a eprom comercial mais fácil de se encontrar é a 27c801 que tem apenas 1mb, ou seja para jogos com ate 1 mega e fácil, mas e se vc pegar um jogo com 2, 3, 4 mb? Aivc precisa fazer uma gambiarra e juntar 2 ou mais eprom, para frente eu vou explicar melhor isso

Soh que tem um detalhe tem jogos que usam eprom de 16 bits ( Mario RPG por ex.) ai vc já naum pode mais usar a 27c801 temos que partir para uma 27c322 por ex. isso é ruim??? Da na mesma!! na verdade a vantagem e que a 27c322 tem 4mb e cabe mais tranqüilo mais coisas, mesmo assim jogos como Star Ocean precisam de 2 eproms de 4mb Razz

Bom no caso do star Fox ele usa apenas uma eprom apenas modelo 27c801
Bom deu pra ver que a coisa naum é Taummmmm simples, mas tb não e complicado de mais

Vamos ver na pratica como fazer um cartucho de snes.
( imgs by Snesdev e ultimate console)

O jogo usado para fazer este star fox 2 foi o Stunt Race ( como falei pode apresentar lags, mas saum suportaveis, e é o cartucho mais facil e barato de se conseguir para esse fim)


Abra o cartucho, localize a mask rom e retire ela fora, limpe bem a area da maskrom e sold alguns fios em cada um dos terminais de contato




aki agora e a parte mais chata, infelizmente naum existe receita de bolo nem milagre, dependendo do jogo vc vai ter que consultar o datasheet da eprom e da maskrom e ver qual o funcionamente exato de cada pino, infelizmente o endereçamento dos bancos mudam de maskrom pra maskrom, aki segue uma foto mostrando as mudaças nescessarias

uma imagem para comparar as diferenças

e bonito? naum!!!
mas funciona, e acredito que isso que importa para muitos aki...

100% finalizado ( e muito mais bonito agora ooooh)


no decorrer dos proximos dias vou colocando mais informaçoes a repeito de gravaçao de jogos de snes, aki tem bastante coisa pra gente conversar explicar e ate discutir... este foi apenas o primeiro passo


Reconhecendo jogos Lo Rom, Hi Rom e Especial Chips

Daremos inicio a uma explicação rapida hj, como ja foi explicados os cartuchos de snes se dividem basicamente de 3 formas, existe uma maneira que facilita descobrir qual dos 3 tipos é o jogo vc deseja gravar, o primeiro passo é vereficar se ele é um jogo que usa algum chip especial para isso tem uma lista com os principais jogos e seus respectivos chips, essa lista e facilmente encontrada na net, mas segue um link com uma breve descrição de cada chip e a lista de jogos com seus chips, [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

volto a destacar que... se vc quer um Mega man X3 por ex. vc vera ele na lista, e vera que ele usa um chip chamado CX4, logo para grava este jogo precisaremos de um outro que tenha o mesmo chip, no caso soh resta o Mega man X2... e mais ou menos assim que funciona ( isso naum é regra, as vezes o jogo tem o mesmo chip mas mesmo assim pode naum funcionar)

bom agora falta saber quando um jogo e lo rom e quando é hi rom, para isso vamos precisar da ultima versão Snes9x
pelo emulador abra o jogo desejado, de dpois clic em file> rom information

abrira uma tela com informaçoes sobre a rom e no campo grifado da imagem abaixo vc vera se o jogo e lo rom ou hi rom

O povo não deveria temer o seu governo, o governo que deveria temer o seu povo




Cara,muito conveniente seu tutorial.....

Eu estou aqui com uma SHINOBI System 16B com uma EPROM mal regravada....e estou justamente levantando informações sobre gravadores de eprom willem da vida.....

Achei no ML um que é só USB e custa 350lulas alem dele eu ainda vou precisar de um apagador de eprom (mais 99,00)....
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A eprom que eu tenho aqui é do tipo janela (obvio) e o cara gravou a rom errada nela....aí qdo o jogo inicia o som fica zuado e os personagens nao aparecem na tela....a minha placa é phoenixed e eu tenho uma 6 duzia de Z80 aqui.....entao o meu unico problema é regravar a eprom mesmo....

A que eu tenho aqui é uma Toshiba HN27256G-25 (28 pinos,8bit e 32k de tamanho)
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O vendedor me garantiu que esse gravador consegue re-gravar essa minha eprom sem problemas,mas eu nunca usei isso entao fiquei meio de pé atras....

Bem toda essa historia é mais pra te perguntar...VOCE consegue re-gravar essa eprom pra mim ? Pois se sim eu nao precisaria comprar isso agora...

PS1 = Qto ficaria o serviço disto ?
PS2 = Eu tenho aqui o arquivo correto que tem que ser gravado !


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Achei no ML um que é só USB e custa 350lulas alem dele eu ainda vou precisar de um apagador de eprom (mais 99,00)....
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A eprom que eu tenho aqui é do tipo janela (obvio) e o cara gravou a rom errada nela....aí qdo o jogo inicia o som fica zuado e os personagens nao aparecem na tela....a minha placa é phoenixed e eu tenho uma 6 duzia de Z80 aqui.....entao o meu unico problema é regravar a eprom mesmo....

A que eu tenho aqui é uma Toshiba HN27256G-25 (28 pinos,8bit e 32k de tamanho)
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O vendedor me garantiu que esse gravador consegue re-gravar essa minha eprom sem problemas,mas eu nunca usei isso entao fiquei meio de pé atras....

Bem toda essa historia é mais pra te perguntar...VOCE consegue re-gravar essa eprom pra mim ? Pois se sim eu nao precisaria comprar isso agora...

PS1 = Qto ficaria o serviço disto ?
PS2 = Eu tenho aqui o arquivo correto que tem que ser gravado !




Cara.... Deveras interessante esse gravador, eu tentei aki alguns que eram serial e USB e na USB nunca funcionou corretamente... ja tentei adaptadores de serial para USB, mas esse eu tinha ctz que naum funcionaria hehehe, agora esse um ai pelo jeito e Proprio para usb... legal!!
o apagador que esta extremamente caro... principalmente por se tratar de uma coisa caseira, dessa forma seria mais facil vc fazer um ate ( soh contra uma lampada UV e colocar ela dentro de uma caixa de sapato, funciona igual )

Bom....

Pra Gravar a eprom para vc eu cobro extatamente R$ 199,00 + frete ghost

Zueira.... hehe soh manda a eprom pra mim que gravo na boa pra vc, depois vc manda soh o valor do frete mesmo.....
e bom vc manda a rom certa que queira tb ai naum tem erro...

qualquer coisa soh manda um MP


Eu estou esperando a parte do Super nintendo!
Eu achei muito bom esse tutorial eu li inteiro é bem melhor comprar as paradas no ebay, o willem custa 70,00 dolares, se eu nao vi errado!
Muito bom esse topico!
Em busca de um Sonho!!! Contagem de jogos de NES 320/677 47.27%

Muito bom esse tópico. Até me animei a arriscar gravar algumas eproms!

Então, tava dando uma olhada aqui:
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Deve funcionar ok nisso, né? Acho que no começo do ano que vem vou arriscar um desses.

E mais uma coisa... já li em algum lugar (talvez até fosse um post seu) como os mappers do nes funcionam e fiquei com uma dúvida. Caso conseguisse os códigos dos mappers, seria possível gravar uma eprom com o mapper do jogo e assim criar um cartucho universal de nes?

Muito bom esse tópico. Até me animei a arriscar gravar algumas eproms!

Então, tava dando uma olhada aqui:
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Deve funcionar ok nisso, né? Acho que no começo do ano que vem vou arriscar um desses.

E mais uma coisa... já li em algum lugar (talvez até fosse um post seu) como os mappers do nes funcionam e fiquei com uma dúvida. Caso conseguisse os códigos dos mappers, seria possível gravar uma eprom com o mapper do jogo e assim criar um cartucho universal de nes?
Esse é um Willen autêntico, da MCUMall. Essa empresa é a oficial, tem muito "Willen" USB genérico por aí. Esse é ótimo, só não sei se entregam diretamente no Brasil.

Quanto aos mappers, nã dá pra fazer isso que você quer, não é uma coisa que você simplesmente "grava" numa memória. Um mapper é um mapeador de memória (dentre outras coisas), é um chip ativo, não é uma simples memória. Para fazer um universal, você teria que usar um PIC ou FPGA e escrever o código para simular as diversas lógicas. Note que nem todos os jogos de NES utilizavam mappers customizados (ASICs), muitos utilizavam simples CIs de portas lógicas para o switching de bancos de memória (no SNES tb era assim).

Se nã o me engano existem implementações já prontas de alguns mappers para PIC, dá uma procurada no NESDev.
Ecliptom


Muito bom esse tópico. Até me animei a arriscar gravar algumas eproms!

Então, tava dando uma olhada aqui:
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Deve funcionar ok nisso, né? Acho que no começo do ano que vem vou arriscar um desses.

E mais uma coisa... já li em algum lugar (talvez até fosse um post seu) como os mappers do nes funcionam e fiquei com uma dúvida. Caso conseguisse os códigos dos mappers, seria possível gravar uma eprom com o mapper do jogo e assim criar um cartucho universal de nes?
Esse é um Willen autêntico, da MCUMall. Essa empresa é a oficial, tem muito "Willen" USB genérico por aí. Esse é ótimo, só não sei se entregam diretamente no Brasil.

Quanto aos mappers, nã dá pra fazer isso que você quer, não é uma coisa que você simplesmente "grava" numa memória. Um mapper é um mapeador de memória (dentre outras coisas), é um chip ativo, não é uma simples memória. Para fazer um universal, você teria que usar um PIC ou FPGA e escrever o código para simular as diversas lógicas. Note que nem todos os jogos de NES utilizavam mappers customizados (ASICs), muitos utilizavam simples CIs de portas lógicas para o switching de bancos de memória (no SNES tb era assim).

Se nã o me engano existem implementações já prontas de alguns mappers para PIC, dá uma procurada no NESDev.

Disse tudo Hunter...
Mas acredito que não compensa ao menos querer gravar um chip com uma determinada mapper..
pelo menos em todos os casos que eu precisei gravar um jogo relativamente "raro" eu achava um outro jogo simples, comum e barato que usa o mesmo mapeador... ai compesa vc comprar o jogo barato que ja esta com a mapper certa e apenas trocar a eprom dele, do que querer gravar um novo chip mapperador, e ter refazer praticamente todas as trilhas etc etc...
pra frente vou mostrar detalhadamente isso... essa semana quero ver se coloco pelo menos como fazer um cartucho de master, e semana que vem começo com NES e Snes.... ai tudo fica mais claro
O povo não deveria temer o seu governo, o governo que deveria temer o seu povo


To querendo comprar essa eprom aqui....
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Porem o vendedor disse que a velocidade de leitura e escrita dela é de 100F1.....

Voce sabe me dizer se isso é suficiente ou precisa ser menor ?

Se alguem aqui quiser comprar em conjunto comigo podemos dividir 5 eproms para cada um....

[]'Macck
Quer um verdadeiro Neo Geo e com jogos a preço acessivel ???
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na verdade 100F1 e quase que padrao das 27C322
no mega ela funciona perfeitamente
essa semana quero ver se gravo um mario RPG em portugues nelas tb, ai ja posso te afirmar se ela funciona bem no snes tb () lembrando que a 27C322 tem uma compatibilidade muito pequena no snes, alguns poucos jogos apenas que aceitaum ela
O povo não deveria temer o seu governo, o governo que deveria temer o seu povo


Meu "multicart" de mega já tá pronto...só falta chegar o gravador de eprom....depois posto fotos de como eu fiz.....

Uma pergunta.....a Eprom M27C4002 funciona no mega tb ???

Pergunto isso porque essa eprom tem 4Mbit de tamanho total e é usada em varios jogos de neogeo inclusive tenho aqui 8 delas que retirei de uma Kof95....se ela funcionar eu nem preciso comprar as 27C322....

Pra quem se interessar....comprei esse gravador aqui....
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Deve chegar daqui uns 15 dias....junto dele comprei tb um adaptador pra eproms maiores....42/48 pinos....Ele é true usb segundo o vendedor....vamos ver se vai dar certo pray hehehe

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Meu "multicart" de mega já tá pronto...só falta chegar o gravador de eprom....depois posto fotos de como eu fiz.....

Uma pergunta.....a Eprom M27C4002 funciona no mega tb ???

Pergunto isso porque essa eprom tem 4Mbit de tamanho total e é usada em varios jogos de neogeo inclusive tenho aqui 8 delas que retirei de uma Kof95....se ela funcionar eu nem preciso comprar as 27C322....

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Deve chegar daqui uns 15 dias....junto dele comprei tb um adaptador pra eproms maiores....42/48 pinos....Ele é true usb segundo o vendedor....vamos ver se vai dar certo pray hehehe



entaum....
referente a M27C4002
via de regra deve funcionar... ela tem 4mb e tem 16 bits.... soh que... ela tem apenas 40 pernas... e a 27c322 tem 42
se souber exatamente o endereçamento dela.... acredito que funcione, mas desconheço alguem que ja tenha feito ou tentado algo parecido.....
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Xiii....até esqueci o tamanho da eprom..

Veja só,eu peguei uma placa de uma Hang-On (original SEGA) que eu tinha aqui.....e nela a rom é de 40 pinos....como eu tinha socket de 40 pinos que eu já uso normalmente nas unibios na hora dessoldei a rom e já soldei o socket pra colocar a eprom.....

Olha as fotos.....







Eu tenho aqui o datasheet da M27C4002 e vou comparar com a que vc postou...e ver oque tem de diferente uma da outra.

Voce nao saberia onde eu encontro documentação sobre as funções de cada pino do chip utilizado originalmente pela SEGA né ??? rotfl

Será que terei que procurar uma Sonic 1 pra poder fazer com a eprom de 42pinos ???

Datasheets....

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Veja aí oque vc acha



mas que azar heim.... hehe
foi pegar justamente uma mosca branca que tenha 40 pinos hehehe

cara....
pior que eu tenho detalhadamente a funçao de cada pino de cada console, soh que juro que faz mais de uma hora que to procurando nos meus favoritos e naum to achando .... ( maltida desorganização)

mas tenho algo muito similar que pode ajudar bastante nessa parte do mega
na verdade.... pode o site pode ajudar em tudo para outros consoles tb
da uma olhada ai

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fonte:http://www.burgoseletronica.net/grav...om/esquema.htm
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chronogames2004
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Sab 11 Maio - 18:00

Filipe,
Tenho interesse nesta matéria para gravar jogos de nes (Streets e MK do NES), mas tem um monte de imagem faltando.
Poderia colocar novas imagens?
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filipe prevot
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Sab 18 Maio - 9:21

chronogames2004 escreveu:
Filipe,
Tenho interesse nesta matéria para gravar jogos de nes (Streets e MK do NES), mas tem um monte de imagem faltando.
Poderia colocar novas imagens?

oi marcos vou colocar outras imagens andei meio sumido daqui porque minha net 3G estava muito lenta e troquei o modem.
vou ve se tem um video tambem.
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chronogames2004
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Sab 18 Maio - 9:32

Beleza !!! Te agradeço. Smile
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Brunoce2013
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Qua 5 Jun - 13:16

Cara me reposnde uma coisa eu posso utilizar a propria eprom que vem do jogo tipo assim pegar um crono trigger japones apagar e copiar na mesma eprom o mesmo jogo so que com a rom traduzida ou vou ter que utilizar uma eprom virgem?
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Qua 5 Jun - 13:40

Recomendo vocês entrarem em contato com quem fez a matéria:

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Acho que ele poderá ajudar.
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Fernando_FFS
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Qua 5 Jun - 13:43


Um link que pode ajudar:

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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Qui 6 Jun - 15:05

Brunoce2013 escreveu:
Cara me reposnde uma coisa eu posso utilizar a propria eprom que vem do jogo tipo assim pegar um crono trigger japones apagar e copiar na mesma eprom o mesmo jogo so que com a rom traduzida ou vou ter que utilizar uma eprom virgem?

Cara eu nao conheço muito de gravar eproms nao ja pesquiso muito isso a anos, mas agora to mais interessado principalmente por essa materia e o acesso a eprroms e programadores estao mais faceis.
Mais em resposta a sua pergunta pelo que eu sei as memorias originais dos cartuchos sao memorias proms (memorias nao regravaveis) ou seja, uma vez gravado nao sao possiveis sera apagadas, ja as eproms sao as que podem ser apagadas e regravadas novamentes.
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Brunoce2013
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Qui 6 Jun - 15:08

Me responde so mais uma coisa quando for colocar o jogo eu coloco na eprom ou no prom? ou se é a mesma coisa e aonde consigo eprom virgens se voce puder me dizer agradeço.
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alucardr
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Qui 6 Jun - 17:51

Brunoce2013 escreveu:
Me responde so mais uma coisa quando for colocar o jogo eu coloco na eprom ou no prom? ou se é a mesma coisa e aonde consigo eprom virgens se voce puder me dizer agradeço.

Vc vai grava-las na memoria eprom eu to até procurando os modelos citados nos no tutorial aqui, achei apenas a para master system no mercadolivre em outros lugares nao achei aqui no brasil. Eu encontrei todas as outras no ebay de vendedores da china que enviam com frete gratis. Eu estou até com mesma ideia sua de arrumar um chrono trigger japones e substituir por um chrono trigger traduzido pro portugues. To a procura das eproms por aqui, qualquer coisa aviso.
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alucardr
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Qui 6 Jun - 18:00

Fala cara, blz? Seguinte interessei muito no seu topico. A alguns anos eu pesquisei muito sobre isso mas acabei largando mas quando vi seu topico voltei a interessar e principalmente que agora o acessos as ferramentas para gravaçao de eprom estao mais faceis. Eu gostaria de um informação sua, quersia saber se esta gravadora que vou colocar o link agaixo serve para poder fazer as gravaçoes das eproms, e para gravar as eproms de 21 pinos que adaptador eu usaria?
Nao tive permissao para postar o link entao se possivel de uma olhada no site dealextreme e de uma olhada no "Microcontroller 24 / 93 Series EEPROM Programmer SP200SE / SP200S with ISP Interface" que custa 13,99 dolares.

Aguardo resposta.

Vlw!!!!
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Davi
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Seg 2 Set - 18:42

cara coloca a do nes que eu to tentando fazer porém sempre dá errado
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Davi
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   Qua 4 Set - 16:28

cara da pra gravar uma eprom de algum video game com este gravador aqui [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] ?
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MensagemAssunto: Re: Gravando jogos em cartuchos   

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Gravando jogos em cartuchos
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